Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
A mobilização objetiva ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Neste sentido, os municípios da AMPLASC, por meio de suas Secretarias de Saúde, tem realizado ações de conscientização com a população feminina como caminhada (Abdon Batista), palestras (Abdon, Brunópolis, Vargem e Zortéa), coleta para o preventivo e mamografia (Campos Novos, Abdon, Monte Carlo e Zortéa) entre outras atividades.
Nesta reta final do Outubro Rosa estão programadas orientações por meio de palestras relacionadas a prevenção e motivação para familiares e/ou mulheres que passam por tratamento do câncer de mama e colo de útero.
Em Zortéa, na tarde desta terça-feira (22) no Salão da Capela Santa Catarina com o tema “A Vida é um show”, Fábio Fiel vai compartilhar razões e emoções para encarar a vida com alegria e fé.
Na quinta-feira (24) haverá missa de ação de graças no Santuário de Aparecida em Campos Novos presidida pelo Pe. Fabrício Farias, que também é cantor e dedica-se a evangelizar através da música. Ele trabalhou por quase dois anos na Paróquia São Paulo Apostolo de Celso Ramos e atualmente esta sediado em Sumaré/SP, onde é apresentador na TV Século XXI. Este momento religioso integra a programação doOutubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos.
Em Abdon Batista está previsto para o próximo dia 29, palestra ministrada pela médica, Graciela Dahmer, e palestra show com Lucyan e Maryan.
Finalizando, o município de Vargem promove em 30 de outubro haverá palestra ministrada por Sônia Roth Bruger, autora do livro “Relatos de Fé como venci o Câncer de Mama”. Ela teve câncer de mama em 2015, e hoje curada, resolveu contar em 8 capítulos do livro, sua fé em Deus e o apoio da família foram fundamentais para vencer a doença.
Saiba Mais:
A mobilização do Outubro Rosa, nasceu em 1997, nos Estados Unidos e tem uma conotação especialmente preocupante em Santa Catarina.
Ao observar os dados dos últimos 20 anos, partindo do ano que deu início a mobilização nacional, nota-se um crescimento de 158% nas mortes por tumores malignos de mama, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Apenas neste ano o Inca estima 2.190 novos diagnósticos em Santa Catarina, sendo a região Sul do país a que tem a maior taxa de incidência da doença no Brasil. No Estado são 61,9 casos a cada 100 mil habitantes.
Diante desta realidade a AMPLASC apoia esta causa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC