Os municípios da região devem confirmar nos próximos dias a participação no Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). No momento estão sendo realizados os cadastros das escolas e professores que passarão pela capacitação.
A iniciativa é executada em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), de Camboriú, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação que incorpora a temática de proteção e defesa civil no currículo escolar.
O objetivo é promover ações que buscam ampliar a resiliência nas comunidades com a redução de danos, a prevenção, mitigação e preparação dos estudantes.
O programa será realizado totalmente na modalidade de ensino a distância (EAD), em 80 horas através de cinco módulos focando na formação de alunos do ensino fundamental (6º e 7º anos) das escolas.
Ainda haverá a disponibilização de materiais como caderno do aluno, caderno do professor, agenda com caneta, sacochila, colete para os integrantes do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil – NEPDEC, mascote, copo, adesivos, jogos, exercícios, entre outros).
As inscrições para adesão ao Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) seguem até 30 de abril por meio do endereço eletrônico:
Os trabalhos serão acompanhados pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Curitibanos e tem o apoio da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (AMPLASC).
Sobre o Programa:
O programa foi definido na Conferência Mundial sobre Redução de Desastres, realizada em Kobe, no Japão, no ano de 2005 e recentemente, na Conferência de Sendai, em 2015. Sendo o Brasil um dos países signatários do referido documento.
Os conhecimentos repassados ampliam a percepção de risco e capacitam os participantes para agir de forma correta durante um evento adverso.
A instituição do programa na rede de ensino encontra consonância com os preceitos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo que na Lei 12.608/2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC