Foi entregue na sexta-feira (30) o Prêmio Expressão de Ecologia na qual na categoria “Conservação de Recursos Naturais” o município de Abdon Batista foi premiado pelo projeto de recuperação de nascentes (modelo caxambu).
Desenvolvido com o apoio do Departamento de Engenharia Ambiental da AMPLASC, a iniciativa solucionou dois grandes problemas encontrados na área rural, que são a falta de proteção ambiental das nascentes e a demanda de água potável para as famílias que vivem nessas propriedades.
Lançado em fevereiro de 2019 o projeto consiste no cercamento e plantio de mudas nativas para proteção de fonte estilo “caxambu”. Até o momento o projeto recuperou 60 nascentes em propriedades rurais do município e atendeu à demanda de várias famílias.
Segundo os técnicos da AMPLASC, o projeto se fez necessário devido a observação que algumas nascentes acabavam perecendo por falta de conservação, na maioria das vezes essas nascentes se localizam em áreas de pastagens, e os proprietários utilizavam apenas como bebedouro dos animais, provocando com isso, por conta do pisoteio, a compactação do solo ao redor o que dificultava que o lençol freático localizado naquela área, continuasse permitindo o fluxo da água para a superfície.
A proteção das nascentes foi uma forma de contribuir para o bem-estar das famílias principalmente no meio rural, pois esta iniciativa aumentou à demanda de água potável com qualidade as famílias.
A ação ambiental contou com o patrocínio da ENERCAN que destinou recursos para aquisição do material. A Secretaria de Agricultura de Abdon Batista coube realizar a seleção das propriedades. A AMPLASC além de prestar suporte na implantação das nascentes, os técnicos colaboraram com campanha de conscientização sobre o uso da água de forma responsável.
Diante deste contexto, o projeto está entre os 27 premiados pela Editora Expressão, considerado a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte : Assessoria de Comunicação da AMPLASC