A Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (AMPLASC) comemora nesta sexta-feira 25 anos de criação. Fundada em 26 de agosto de 1997 a associação acompanha e auxilia no desenvolvimento da região.
Vale recordar que a AMPLASC surge da necessidade dos 7 municípios terem representatividade política, de serem vistos e ouvidos pelos governos Estadual e Federal, nas suas peculiaridades.
Naquela época, municípios pequenos, do interior, recém emancipados, necessitaram unir esforços, para coletivamente terem maior poder de barganha.
A AMPLASC foi o divisor de águas nesse processo.
A partir de sua criação, tendo a associação assento em entidades estaduais, como a FECAM – Federação Catarinense de Municípios, entidade que seria presidida por prefeito da AMPLASC por 2 mandatos no início dos anos 2000, as demandas da região tomam visibilidade, e a região antes esquecida, passa a ser reconhecida na sua importância.
Como as demandas dos municípios eram semelhantes, num primeiro momento surge a necessidade de 3 serviços: Engenharia, Topografia e Transporte de Pacientes para atendimento de saúde em centros maiores.
Com esses serviços, a AMPLASC passa a atuar também nas áreas técnicas, além da atuação político-institucional que já estava consolidada.
Desde então, na esfera político-institucional, a AMPLASC é conhecida e renomada Estado a fora, tendo liderado, por seus prefeitos, diversas entidades e capitaneado diversas ações de cunho regional, estadual e federal, como a presidência da FECAM 2 vezes, da EGEM por 3 vezes, do CIGA, do CIMCATARINA, a vice-presidência da CNM 2 vezes, a Presidência e a vice-presidência da AMUSUH, dentre outras entidades.
Atualmente, ocupa a presidência da AMPLASC, Milena Lopes, Prefeita de Vargem, que é a segunda mulher a comandar a associação deste sua criação. “Estar a frente da AMPLASC é uma grande responsabilidade, acha vista a importância que a entidade tem para nossos municípios. Por meio do suporte e assessoramento aos 7 municípios alcançamos representatividade, desenvolvimento e progresso regional. A missão é trazer benefícios a toda sociedade e nestes 25 anos de história a AMPLASC contribui para a união da região e abraçou causa da população,” explica Milena.
Na esfera das assessorias técnicas, a associação destaca-se por ter atuado diretamente na maior parte dos grandes feitos de engenharia dos municípios, ações essas que ousamos dizer que 100% dos cidadãos da região são beneficiados direta ou indiretamente todos os dias, seja por utilizar uma via pública ou edificação projetada pela AMPLASC, seja por ser beneficiado por ação ou projeto social, econômico ou ambiental da associação, seja por ter serviços públicos custeados por recursos angariados pelo movimento econômico da entidade.
Dos mais simples aos mais complexos, os projetos são realizados na AMPLASC. Desde um ponto de ônibus, uma casa popular ou um passeio público, até projetos de asfalto, redes de água, edifícios, estações de tratamento de esgoto são projetos da associação.
Havendo demanda, a AMPLASC realiza os projetos.
Atualmente, muitos projetos de pavimentação (calçamentos e asfalto) têm sido realizados, especialmente com recursos de convênios.
Enfim, a AMPLASC esteve e está presente na vida dos cidadãos à 25 anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC