Aconteceu nessa segunda-feira (27) a eleição da nova diretoria da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) para gestão 2023. A Prefeita de Vargem, Milena Lopes, foi eleita com 96 votos (chapa 1 – Renovação) e 68 votos (chapa 2 – Força e Coragem) e, ainda houve o registro de 1 voto em branco.
Participaram da votação, realizada presencialmente e em cédulas de papel, 164 prefeitos ou prefeitos em exercício de municípios associados à FECAM e com o pagamento em dia com a entidade.
Em seu primeiro discurso como presidente eleita, Milena reforçou o compromisso com o municipalismo, reafirmando que vai trabalhar por todos os municípios de Santa Catarina, acima de qualquer interesse suprapartidário. Para ela, a missão de renovação da entidade começa neste dia 27 de fevereiro com os novos integrantes da diretoria, equipe de colaboradores da FECAM e associação de municípios.
Milena foi eleita, após disputar pela segunda vez a presidência da entidade. Em 2021, manifestou interesse em liderar a FECAM, mas compôs uma chapa por consenso ocupando a vice-presidência.
Com a prefeita de Vargem no comando da Federação, a AMPLASC volta a ser protagonista no cenário estadual, tendo em vista que o último gestor da região a presidir a FECAM foi o prefeito de Zortéa na época, Alcides Mantovani, no ano de 2001. Desde então, prefeitos e prefeitas dos municípios tem assumido funções em diretoria ou conselhos fiscais de entidades como CNM, EGEM, CIGA, CIMCATARINA, CISAMURES, AMUSUH e da própria FECAM.
A votação foi acompanhada pelo Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, pelos vices-prefeitos de Abdon Batista (Cleiton Pitz) e Zortéa (Alessandro Moro), sendo com direito a voto o Prefeito de Abdon Batista, Jadir de Souza, Prefeito de Brunópolis e Presidente da AMPLASC, Volcir Canuto, Prefeito de Celso Ramos, LuizAngelo Grassi, Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, Prefeita de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto e a Prefeita de Zortéa (Rosane Infeld).
Fonte: ASCOM AMPLASC