Com o objetivo de realizar um trabalho intersetorial envolvendo as políticas públicas de Assistência Social, Educação e Saúde a FECAM têm realizado encontros nas associações de municípios. Nesta quarta-feira (19) a AMPLASC reuniu os colegiados de Saúde e Educação para corroborar com o debate.
As orientações foram prestadas pelos consultores de políticas públicas em Saúde, Elton Gandin e de políticas públicas Educacionais, Marinez Zambom.
Esta necessidade tornou-se premente devido aos atentados em unidades de ensino em Santa Catarina, ( Saudades/maio 2021 e Blumenau/abril 2023) e a pandemia da Covid-19 que exige uma ação intersetorial para resolução dos problemas.
No auditório da AMPLASC as integrantes do Colegiado de Educação receberam informações sobre o Censo Escolar, avaliação do SAEB, ICMS Educacional, Novo FUNDEB e revisão das 20 metas do Plano Nacional de Educação (2014/2024), além de outros temas relevantes para os municípios que estarão em pauta neste ano.
Na sala de reuniões da AMPLASC integrantes do Colegiado de Saúde, acompanhadas pelo Secretário Executivo, Luciano Angonese, discorreram sobre as formas que a saúde pode colaborar neste processo. Para isso, foram realizados apontamentos da região do planalto sul catarinense para discussão estadual. A intenção é que as novas políticas públicas a serem implantadas ou aperfeiçoadas considerem a realidade dos municípios para efetiva ação governamental, explica Elton Gandin.
Fonte: ASCOM AMPLASC