Os técnicos da assistência social, gestores e profissionais do cadastro único dos municípios da AMPLASC participaram nesta sexta-feira (12) de capacitação sobre o BPC – Benefício de Prestação Continuada – da Política de Assistência Social e ainda explanação sobre a pensão especial do Estado de Santa Catarina.
A iniciativa partiu do INSS de Joaçaba em parceria com o Colegiado de Assistência Social da AMPLASC.
Os trabalhadores de rede socioassistencial da região receberam orientações da equipe de Assistente Social da agência previdenciária.
Em pauta:
1. Conceitos essenciais do BPC, a composição familiar, o que compõem a renda familiar, conceito de pessoa com deficiência
2. Atualização da legislação do BPC, nova forma de comprovação do comprometimento da renda familiar, para os casos de renda superior a ¼ do salário mínimo.
3.Perguntas a serem respondidas no requerimento do BPC no Meu INSS, motivos do indeferimento, contrato de aprendizagem, auxílio inclusão;
4. Pensão Especial do Estado de Santa Catarina, critérios de renda e de deficiência para acesso, instituição responsável pela operacionalização desta pensão.
O encontro aconteceu na sede da agência do INSS de Joaçaba no período da manhã.
Fonte: ASCOM AMPLASC