You are currently viewing Programa “Campos Novos Sustentável” com apoio técnico da AMPLASC é referência no Summit Cidades 2023

Programa “Campos Novos Sustentável” com apoio técnico da AMPLASC é referência no Summit Cidades 2023

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Desde que germinou no Poder Público de Campos Novos a necessidade de gerar desenvolvimento sustentável local e corresponder aos objetivos da ONU as equipes de engenharias da AMPLASC prestam o suporte ao Município para execução das ações planejadas.

Um exemplo disso é o programa “Campos Novos Sustentável” onde há a implantação de iniciativas como: cidade limpa, eco ponto, eficiência energética, saneamento 100%, Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de eletrônicos e  o centro de compostagem.

Aliás, o programa foi apresentando nesta quarta-feira (28) na programação do Summit Cidades 2023 como boas práticas para os municípios catarinenses.

COMO ERA: Colaborou com a iniciativa a análise da Engenharia Ambiental da AMPLASC que apontou as características do resíduo sólido em Campos Novos sendo: 16,70% de rejeito, 31,90% reciclável e 51,40% orgânico. Esta realidade deu condições para criação do Centro Municipal de Compostagem, colocado em operação em 2020.

O QUE FEITO: Após a construção de barracão de 500 m², foram disponibilizados para coleta 500 bombonas nos principais pontos geradores e rede de vizinhos, sendo que a limpeza delas é com água de cisterna e o material fica em duas leiras de 100 m² cada.

O material coletado passa por um processo que vai deste o controle de temperaturas e umidade: relação Carbono/Nitrogênio, serviço este com suporte técnico dos profissionais do setor ambiental da AMPLASC.

RESULTADOS: Com a efetividade da compostagem houve a diminuição da tonelada mês de resíduos enviados para aterro (de 570 em 2020 para 493 em 2022) em termos de economicidade em 2021 Campos Novos economizou R$157.172,98 e em 2022 R$ 194.133,98.

A meta é chegar até 2042 com metade das 6 mil toneladas ano destinadas para aterros registrados em  2021.

Vale destacar que o resultado final do processo, em média 17 toneladas de composto por mês, é retorna à comunidade, destinado em horta comunitária e canteiros e praças públicas.

PRÓXIMAS FASES: Ainda sobre ações futuras há perspectiva deaumentar a capacidade da central de compostagem, fomentar a implantação de uma cooperativa de reciclagem,Parceria Público Privado (PPP) de iluminação publica e energia fotovoltaica efinalização das redes de coleta e tratamento de esgoto na área urbana de Campos Novos.

A explanação do programa “Campos Novos Sustentável” foi realizada pelo engenheiro florestal, Fernando Buzzi, atual Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Município de Campos Novos.

Fonte: ASCOM AMPLASC