Prefeitas e Vereadoras da AMPLASC confirmam participação em evento regional sobre mulheres na política

Publicado em 02/03/2020 às 19:51 - Atualizado em 02/03/2020 às 19:51

Uma reunião realizada na sede da AMPLASC, no dia 18 de fevereiro, intermediada pela ex-presidente da FECAM e atual prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, confirmou a participação de prefeitas e vereadoras da região em evento temático sobre “mulher e política” marcado para dia 14 de março em Fraiburgo.

O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por meio da Escola do Legislativo, tem a parceria das associações AMPLASC, AMURC e AMARP.

A programação contempla palestras, mesa redonda e ainda o compartilhamento de experiências de mulheres como prefeitas e vereadoras. Da região da AMPLASC, estão confirmadas as prefeitas Milena Lopes (Vargem) e Sônia Salete Vedovatto (Monte Carlo) e as vereadoras Ivanilda Kantovick e Marcia Jung, ambas de Zortéa.

O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Fraiburgo, das 9h às 17h, com direito a certificado aos participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da escola do legislativo.

O objetivo é conscientizar as mulheres da necessidade de participarem da política, além de investir na formação e preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos.

A legislação reserva 30% das vagas para candidaturas do sexo feminino, além do mesmo parâmetro deve ser respeitado para valores correspondente ao fundo partidário.

Nesta eleição, a Justiça Eleitoral vai fiscalizar “candidaturas de fachada” e, caso confirmada a situação, além de configurar fraude e a chapa toda do partido, incluindo os candidatos homens, será excluída do processo eleitoral.

Para Sisi Blind o debate é contemporâneo, pois é importante aumentar a representatividade da mulher na política nas eleições de 2020. “ É desafiador por que o momento político exige das mulheres maior comprometimento. Tem municípios que a historicamente a representatividade não se faz, por isso este evento para construir uma motivação e referência e dar continuidade”, explicou.

A Prefeita de Vargem, Milena Lopes, enfatiza que ainda existe preconceito da mulher ocupando cargos políticos mas, há uma jornada ampla para seguir em busca da igualdade. “Eu sempre digo, que uma mulher na política muda a mulher mas, várias mulheres na política muda a política,” finalizou.

Mulheres de toda a região são esperadas  para o debate.

Confira a programação:

09h - Credenciamento

09:30h - Palestra: A representação das mulheres na política: cotas de gênero para financiamento de campanha. Gabriela Pinto Schelp;

10:20h - Palestra: Mulher na política: histórico e perspectivas, Renata Caleffi;

11:10h - Palestra: Mulheres na gestão pública inovadora. Karen Sabrina Bayerstorff Duarte

12:00h - Almoço

14:00h - Mesa-Redonda: A experiência da mulher no poder executivo

Ministrantes: Sonia Salete Vedovatto, Ana Rosa Zanella, Alessandra Aparecida Garcia, Milena Andersen Lopes e Claudete Gheller Mathias;

15:40h - Mesa-Redonda: A experiência da mulher no poder legislativo. Ministrantes: Luciane Maria Carminatti, Ana Paula da Silva, Marlene Fengler e Ada Lili Faraco Luca;

17:20h - Encerramento

Fonte: ASCOM AMPLASC