AMPLASC homenageia o Assistente Social neste 15 de maio

Publicado em 14/05/2020 às 11:32 - Atualizado em 14/05/2020 às 21:16

Neste tempo de pandemia de covid-19 a sociedade tem aumentado a percepção da importância do Serviço Social nos municípios da região. A profissão de Assistentes Sociais, juntamente com os profissionais da Saúde, é valorizada e enquadrada como serviços essenciais na atuação frente a situação de calamidade pública atual.

Os profissionais têm papel fundamental especialmente junto à população mais atingida e com menos recursos, especialmente no acesso às políticas sociais para sobrevivência. Neste sentido, por meio do COMGESTAS (Colegiado de Assistentes Sociais da AMPLASC), nos municípios da região, ações intensificam-se no combate à desigualdade e acolhimento para quem mais precisa. A promoção da cidadania por estes profissionais é desafiadora, considerando as limitações e alternativas da gestão pública, mas fundamental para mitigar os efeitos da pandemia, especialmente àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Data:

O Serviço Social embora esteja presente em nosso país deste a década de 30, quando em São Paulo surgiu a primeira escola para ensino da área, somente em 1962, via Decreto 994, a profissão foi regulamentada, em 15 de maio. Por isso, que nesta data há esta celebração com o objetivo de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta.

Desde então, o Serviço Social foi estruturado com a criação de seu Código de Ética Profissional (1993), piso salarial unificado e ainda aporte do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

O tema:

Com vista a valorizar o trabalho da categoria e dialogar com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população, todos os anos o CFESS realiza campanhas de homenagem ao Dia do Assistente Social.

O tema das comemorações sempre é definido no ano anterior à data, durante o Encontro Nacional da categoria.
A chamada deste de 2020 é: “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão. ”

O tema ganha destaque neste contexto da pandemia da Covid-19, haja vista que a categoria vem sendo chamada (e até convocada) para prestar socorro à população. O serviço social é uma profissão regulamentada e em seu cotidiano de trabalho, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades da população e o território em que as pessoas vivem.

Portando, neste dia 15 de maio, Dia do Assistente Social, nossa homenagem a estes profissionais que seguem incansáveis na linha de frente em defesa dos direitos sociais e construção de estratégias no combate direto aos efeitos sociais do Coronavírus (Covid-19).

A AMPLASC, por meio de seu Colegiado de Assistentes Sociais, reforça que juntos vamos superar esse momento conjuntural de extrema dificuldade, que nos provoca reflexão e nos chama à luta em defesa da vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC