Compartilhe

Engenheiro Ambiental da AMPLASC acompanha visita técnica em Canoinhas

Publicado em 05/10/2018 às 17:07 - Atualizado em 06/10/2018 às 10:32

Conhecer os modelos de Gestão de Cemitérios e a Gestão de Resíduos Sólidos implantados em Canoinhas/SC, referenciados como um dos melhores do país, motivou o Engenheiro Ambiental da AMPLASC,  Rodrigo da Silva, a acompanhar o prefeito de Campos Novos e presidente da AMPLASC, Silvio Alexandre Zancanaro, juntamente com outros agentes públicos a realizar  visita técnica nesta sexta-feira (05) no município da região norte de Santa Catarina.

A preocupação com a redução dos espaços para o sepultamento e com os túmulos abandonados fez a Prefeitura de Canoinhas criar uma Lei para regularizar a situação.  As novas normas e regras possibilitou a terceirização de alguns serviços como as benfeitorias nos cemitérios, o visual destes endereços e o controle dos efeitos da erosão, isso tudo  sob a  fiscalização  da Secretaria de Meio Ambiente.  A lei tornou obrigatório o uso do invólucro, uma manta que envolve o corpo da pessoa que absorve todo o necrochorume, liquido que sai do corpo e que iria para o lençol freático. A medida contribui com a  questão ambiental ao evitar futuras contaminações e, ajuda na sua recuperação.

Outra iniciativa possível de ser adotada nos municípios da AMPLASC é a coleta de resíduos recicláveis eficiente, na qual o Poder Público inventiva a separação do Lixo adequadamente e, e em parceria com Cooperativa de Trabalho dos Recicladores gerando renda para estas famílias e, aumentando a  vida útil do aterro sanitário.  O projeto  é norteado no princípio que fundamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) que  é a responsabilidade compartilhada, ou seja, a necessidade do envolvimento de toda a sociedade.  Muita além da Preservação Ambiental  os municípios que implantarem  forma  eficazes  de manejo de resíduos sólidos terão acesso priorizado aos recursos da União.  

O Prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro,  pretende implantar na cidade a Coleta Seletiva do Lixo  e para isso veio buscar inspiração no modelo desenvolvido em Canoinhas. Além de colher informações  para complementar projeto em estudo para organizar os cemitérios do município.

A equipe de Campos Novos foi recepcionada pelo Secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath e a Secretária de Saúde, Zenici Dreher Herbst, além do Prefeito de Canoinhas  e Presidente da AMPLANORTE, Gilberto dos Passos, onde explicaram o funcionamento dos modelos.  

A visita técnica foi avaliada positivamente pelo Engenheiro Ambiental da AMPLASC,  Rodrigo da Silva  além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista Ramos de Almeida, Secretario  de Planejamento, Vilmar Antônio Ferrão Junior, Diretora do FUNDEMA, Sibele Wrubel e o Prefeito de Campos Novos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC


Rua São João Batista, 347, Centro, Campos Novos - SC
CEP: 89620-000