O Museu Histórico e Arqueológico Sebastião Paz de Almeida carrega um especial destaque na paisagem urbana de Campos Novos. A edificação datada de 1919 foi sede do Governo Municipal e a Câmara de Vereadores, e mais tarde o Fórum da Comarca.
Localizada próximo da Praça Lauro Muller, o Museu passou por revitalização interna e externa deixando mais interessante a construção, considerada um dos cartões postais do Município.
A AMPLASC participou desse processo via projeto arquitetônico e fiscalização durante a execução da obra.
Sendo assim, foram adotados princípios de conservar ao máximo os materiais originais, mantendo a característica arquitetônica do edifício, que é chamada de “historicismo”.
Para a pintura do museu optou-se pela utilização da tinta mineral transpirante à base de silicato de potássio, a qual é indicada para obras de restauração do Patrimônio Histórico. A cor Rosa respeita na tonalidade presente quando houve o tombamento da edificação.
O projeto ainda contemplou restauração da cobertura, de modo a sustar todos os problemas de infiltração e de conservação. A estrutura de madeira da cobertura foi imunizada para evitar o ataque de cupins, fungos, umidades e outros agentes.
Ainda houve reforma nas janelas, lavação das telhas, além da troca dos vidros que estavam quebrados.
A obra iniciada em novembro de 2023 foi entregue a comunidade nessa terça-feira (28). Para os serviços de reparos e revitalização da construção de 225,00m² foram empregados R$ 156 mil de recursos do Município.
Fonte: ASCOM AMPLASC